quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Liberdade, Igualdade, Fraternidade!

Este foi o lema da Revolução Francesa (1789)!
Nesta data, o POVO revoltou-se contra a Monarquia Absoluta, reclamando: "Liberdade,Igualdade, Fraternidade".

Lê, com atenção os Textos 1, 2 e 3 e produz o teu comentário no espaço apropriado.
Texto 1

Liberdade
Ai que prazer
não cumprir um dever
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
Sol doira sem literatura.
[...]

Fernando Pessoa, Obra Poética, Europa-América

Texto 2
Liberdade, Estado, Igualdade e Fraternidade, são as bases da Sociedade
Politicamente falando, não há mais do que um princípio - a soberania do homem sobre si mesmo. Essa soberania de mim e sobre mim chama-se Liberdade. Onde duas ou mais destas soberanias se associam principia o Estado. [...] Cada soberania concede certa quantidade de si mesma para formar o direito comum, quantidade que não é maior para uns do que para os outros. Esta identidade de concessão que cada um faz a todos chama-se Igualdade. O direito comum não é mais do que a protecção de todos dividida pelo direito de cada um. Esta protecção de todos sobre cada um chama-se Fraternidade. O ponto de intersecção de todas estas soberanias que se agregam chama-se Sociedade.

Victor Hugo, in 'Os Miseráveis'

Texto 3

«Quando se pensa em liberdade, a primeira coisa que nos vem à cabeça é "fazer tudo o que nos apetece sem dar contas a ninguém", mas liberdade não é só isso. [...] Como vivemos em sociedade torna-se impossível que cada um faça o que quer sem pensar nos outros. Basta recordar situações simples do dia-a-dia, para perceber que liberdade só existe se houver respeito por regras gerais que convêm a todos. [...] Há vários tipos de liberdade: liberdade política [...], liberdade religiosa [...], liberdade de expressão [...].»
Texto adapatado Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada, A Cidadania de A a Z, Ed. M.E.

21 comentários:

  1. Bernardo Esteves, nº 5, 6º G

    Será que daqui a alguns anos poderá existir outra revolução que tenha tantas mudanças como esta? Alterando o actual sistema político e a nossa bandeira? Uma vez que existe insatisfação em relação ao actual governo, devido ao aumento de desemprego e consequente aumento da pobreza.

    24 de Janeiro de 2010 14:23

    ResponderEliminar
  2. Diogo Carvalho nº6/6ºG1 de fevereiro de 2010 às 09:56

    Para mim a LIBERDADE é nós fazermos o que queremos, mas com algumas regras.
    A fome está cada vez mais a aumentar, o desemprego também e também a pobreza.
    O que aconteceu na antiga história, nós estamos agora a vive-la...

    ResponderEliminar
  3. Inês Margarida, nº 9, 6ºG13 de fevereiro de 2010 às 15:01

    Liberdade ? Tem tantos significados .. Liberdade não é só fazermos o que queremos, tendo em conta algumas regras, é também estarmos em paz connosco próprios. Defendo a liberdade como um direito de todo o Ser Humano. Não é só para alguns, é para todos. E não podemos chegar à rua e começar magoar as pessoas, isso chama-se falta de cérebro . O aumento de desemprego é cada vez mais comum, daqui a uns anos todos podemos passar por isso. Se não formos nósa mudar o mundo, daqui a uns tempos , quem o fará por nós?

    ResponderEliminar
  4. Patrícia Moreira nº19 6ºG
    Eu acho que a liberdade é a nossa vida. Sem liberdade não somos felizes, não dizemos o que queremos nem fazemos o que queremos e somos obrigados a fazer o que nos impõem.

    ResponderEliminar
  5. Lolita Yashchuk nº14 6ºG
    Para mim a Liberdade é fazer o que eu quero, mas com algumas condições, respeitar as regras.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Pedro Henrique,nº20 6G22 de fevereiro de 2010 às 13:45

    Eu gostei muito desta visita de estudo Á Biblioteca Muniçipal de Samtarém
    .Eu gostei mais de ver os quadros
    .Eu gostei menos de ver os quadros restaurados
    .Eu acho que a Biblioteca está perfeita.

    ResponderEliminar
  8. Nuno Gomes, nº 18, 6ºG26 de fevereiro de 2010 às 13:08

    Para mim a liberdade é: podermos fazer o que queremos, respeitando a lei.

    ResponderEliminar
  9. A liberdade para mim é fazer tudo o que se quiser mas com regras.

    ResponderEliminar
  10. Miguel Silva, nº 17, 6º G26 de fevereiro de 2010 às 13:16

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Miguel Silva, nº 17, 6º G26 de fevereiro de 2010 às 13:19

    Para mim a Liberdade é respeitarmos os outros, mesmo que tenham ideias, opiniões e religiões diferentes das nossas, para que as minhas sejam respeitadas da mesma forma.
    Liberdade é uma faculdade que o Homem tem de agir ou não, de actuar de uma maneira ou de outra e pela qual assume a responsabilidade dos seus actos.

    ResponderEliminar
  12. Solange, nº 23, 6º G26 de fevereiro de 2010 às 13:22

    A liberdade é fazermos o que quisermos, sem atacar os direitos dos outros.

    ResponderEliminar
  13. João Gomes, nº 9, 6ºG26 de fevereiro de 2010 às 14:17

    Para mim, a liberdade é um direito que todas as pessoas devem ter em todo o mundo.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. José Castro,nº13,6ºG1 de março de 2010 às 11:35

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Para mim, a liberdade é "a nossa vida". Liberdade é fazer o que nos queremos, mas sem desrespeitar as regras e sem perturbar os outros.

    ResponderEliminar
  17. José Castro, nº13, 6ºG3 de março de 2010 às 12:15

    Acho que a Liberdade é fazer o que queremos sem quebrar as regras, a que se dão o nome de Leis.

    ResponderEliminar
  18. Pedro Fortunato, nº21 6ºG

    Para mim Liberdade é ter a capacidade de poder fazer escolhas, de poder amar e de poder agir sem pôr em causa a Liberdade dos outros

    ResponderEliminar
  19. Para mim a liberdade e fazermos o que queremos respeitando regras.Acho que a liberdade e um direito de todo o ser humano.

    ResponderEliminar
  20. francisco lopes nº7 6ºG18 de março de 2010 às 13:32

    Para mim a liberdade ser feliz,é ter direito de poder escolher,de fazer,de amar e sentir liberdade sem prejudicar a liberdade dos outros.

    ResponderEliminar
  21. Bárbara Guedes Nº4 6ºG22 de março de 2010 às 05:21

    A liberdade para mim é fazer tudo o que queremos mas com regras e sem magoar as outras pessoas

    ResponderEliminar