sábado, 27 de março de 2010

A Escola Alexandre Herculano Visitou o Palácio de Belém

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração estreita com Associação de Pais e Encarregados de Educação, no âmbito das actividades do Centenário da República, promoveu no passado sábado, dia 13 de Março, uma visita inédita ao Museu da Presidência e ao Palácio de Belém, aberta a toda a comunidade escolar. Esta visita, contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém a qual cedeu o transporte.

Pais, alunos e professores tiveram oportunidade de percorrer um pouco da história de Portugal, desde o século XVI (data da construção do Palácio) até aos nossos dias e conhecer, através de visita guiada, aquela que foi a residência oficial dos presidentes da República, a partir de 1911, depois da proclamação da República e durante toda a Primeira República. Nota curiosa: os presidentes da Primeira República pagavam renda ao Estado por habitarem o Palácio porque não queriam ser acusados de gozarem privilégios. Apesar de ter perdido importância durante o Estado Novo, simultaneamente à perda de importância do próprio órgão de soberania neste período histórico, voltou a ser utilizada pela Junta de Salvação Nacional, em 1974 e serviu de habitação permanente aos presidentes António de Spínola, Costa Gomes e Ramalho Eanes. Depois deste último, todos os presidentes, tal como o actual, Aníbal Cavaco Silva, consideraram-no apenas sua residência de trabalho. A visita que se seguiu ao Museu da Presidência possibilitou a aproximação com os símbolos nacionais, através de quadros, bustos, da exposição das ordens honoríficas e dos recursos multimédia colocados à disposição e tão requeridos principalmente pelos mais jovens.

Esta organização foi certamente uma experiência bem sucedida, visto que proporcionou um aprofundamento das relações entre os diferentes elementos da comunidade escolar, bem como uma valorização cultural de todos os participantes.

A Professora Responsável: Luísa Barbosa
A Representante da APEE: Teresa Rufino
Fotos do E.E. e do aluno: João Barroso, 6ºC 



Sem comentários:

Enviar um comentário